quarta-feira, 15 de julho de 2009

Admitindo a Derrota

Para realmente querermos parar com as drogas, precisamos inicialmente admitir para nós mesmos a derrota. Não é a toa que o primeiro passo citado tanto na Irmandade da Narcóticos Anônimos como na dos Alcoólicos Anônimos é :
" Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, e que tínhamos perdido o controle sobre nossas vidas ".
Mas quem quer admitir que perdeu? Admitir que tem uma doença crônica, progressiva e fatal não é fácil. O que dizer de ter que assumir que as drogas estão controlando e mandando em nossas vidas? É bem difícil, mesmo porque essa aceitação tem que estar bem concreta dentro de nós, pois falar só da boca pra fora e por dentro ainda ter dúvidas se realmente elas estão lhe dominando de nada vai adiantar. Eu digo isso por experiência própria. Achava que tinha o controle sobre elas, que poderia parar quando eu bem entendesse. Mas na verdade eu não conseguia ficar nem um só dia sem usar, até que realmente eu cheguei ao fundo do poço e pude ver quem usava quem, quem mandava em quem. A Droga é que mandava em mim. Aceitar isso era muito difícil. Mas quando eu aceitei, pude admitir que estava derrotado pelas drogas. Então tive realmente o desejo de parar. Não queria mais aquela vida de sofrimentos e tristezas.

Um comentário: